domingo, 13 de abril de 2008

A HISTÓRIA DO MINISTÉRIO JOVEM

A primeira sociedade de jovens da Igreja Adventista foi fundada em 1879 por Luther Warren (14 anos) e Harry Fenner (17 anos), em Hazelton, Michigan. A primeira reunião ocorreu na casa de Luther e reuniu de 6 a 9 jovens.
Em 1891 Meade Macguire organizou uma Sociedade de Jovens com trinta jovens no estado de Wisconsin. Eles reuniam-se aos sábados à noite. Cantavam, estudavam a bíblia, oravam e testemunhavam.
A partir daí, sociedades de jovens foram fundadas em College View, Nebraska (1893), no sul de Dakota, Adelaide, sul da Austrália.
Em 1889 Foi organizado o primeiro departamento de jovens pela Associação de Ohio. As Sociedades eram conhecidas pelo nome de “Cristãos Voluntários”.
Em 1901 A conferência Geral reconheceu a necessidade do Departamento de Jovens a nível mundial, confiando o novo ministério aos cuidados do departamento da Escola Sabatina.
Em 1907 o Departamento de Jovens da Associação Geral foi formalmente organizado. M. E. Kern foi escolhido como o primeiro diretor de jovens e Matilda Erickson como secretária.
A Sociedade de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, surgiu como resultado de uma grande necessidade de preparar os jovens para o cumprimento da missão da igreja. Nas primeiras décadas de adventismo no Brasil havia uma flagrante carência de obreiros que pudessem se unir na tarefa de difundir a mensagem adventista. A primeira reunião de jovens no Brasil foi realizada em 1899 em Gaspar Alto, Santa Catarina. Posteriormente, em 1902, foi organizada a primeira sociedade de jovens na Escola Missionária de Gaspar Alto. Esta, firmou-se como a segunda sociedade estabelecida fora dos Estados Unidos da América do Norte.
Em 13 de março de 1908, a União Sul Americana em sua sessão bienal tomou importantes decisões sobre o trabalho em favor dos jovens. Nesta assembléia, o interesse pela juventude foi considerado uma das mais importantes tarefas da obra. Votos foram tomados com as seguintes recomendações:
1. Nomear um diretor de jovens para cada um dos três territórios: a costa ocidental, a região do rio da prata e o Brasil.
2. Preparar obreiros nas escolas missionárias para trabalhar pelos jovens.
3. Organizar uma lista dos jovens e juvenis adventistas.
4. Organizar sociedades nas escolas missionárias e nas igrejas mais florescentes.
5. Escrever artigos e criar uma seção especial para os jovens nas revistas espanhola, alemã e brasileira.
6. Formar círculos de leitura nos lugares em que os jovens demonstrarem interesse.
7. Nomear uma comissão para elaborar um curso bíblico para os jovens.
8. Estimular a participação dos jovens na evangelização dos índios do Peru, Equador e Bolívia.
Nesta mesma ocasião foram dados os primeiros passos para a criação da Conferência União Brasileira com o objetivo de facilitar o progresso da obra na América do Sul. Talvez por isso, diretores de jovens tenham sido imediatamente nomeados para os territórios do Rio da Prata e da Costa Ocidental, menos para o Brasil.
Nos dias 9 a 18 de dezembro de 1910, foi organizada a Conferencia União Brasileira, que separou administrativamente o Brasil dos demais territórios da América do Sul. Assim em 1.º de janeiro de 1911 a Conferencia Brasileira começou a funcionar.
Pouco tempo depois, durante os dias 9 a 14 de abril de 1911, por ocasião da segunda Conferencia da União Brasileira, compareceu a esta assembléia, representando os jovens brasileiros, Adolfo Asthesiano. Talvez ele tenha sido o primeiro diretor de jovens para todo o Brasil.
O Estado do Rio Grande do Sul foi o berço de algumas das mais atuantes sociedades de jovens do Brasil. Havia em suas igrejas um expressivo número de jovens e juvenis. No início do século 20, as igrejas da Escola de Taquary [sic] e de Campos dos Quevedos destacavam-se pelo trabalho pelos jovens. Ambas organizaram suas Associações de Jovens em 1908.
Nesta mesma época, algumas igrejas em outros Estados, realizavam reuniões especiais de jovens. As igrejas de Theophilo Ottoni [sic], em Minas Gerais e Serro Pellado, no Espírito Santo, também se destacavam pelo número significativo de jovens.
A primeira expressão cunhada pela linguagem denominacional, para referir-se à sociedade de jovens adventistas foi “Associação de Jovens” ou ainda “Associação de Moços”.
A sétima sessão da Conferencia do Rio Grande do Sul realizada nos dias 26 a 30 de março de 1912, apresentou em seu relatório final a seguinte resolução: “Vendo, que a triplice mensagem Angelica vae [sic] rapidamente avante e que o Senhor nos abre sempre mais campos e sendo que Elle [sic] especialmente tem uma obra para a mocidade, é de nosso dever fazer mais do que nunca para a sua educação. Recommendamos [sic] por isso que sejam fundadas em todas as egrejas [sic] e grupos uma Associação da Mocidade”.
Aparentemente este nome “Associação” foi amplamente usado até meados de 1913. A partir daí a sociedade passou a ser denominada de “Liga Juvenil”. Esta nova nomenclatura perduraria por vários anos.
As “Ligas Juvenis”, como passaram a ser chamadas as sociedades de jovens, a partir de agosto de 1913, representaram um importante avanço na organização do ministério jovem do Brasil. As igrejas de Campos dos Quevedos e Taquara no Estado do Rio Grande do Sul, foram as primeiras a Implementar tais mudanças. Enquanto em Campos dos Quevedos, já existia uma Liga Juvenil organizada em agosto de 1913, em Taquara a mesma foi organizada no dia 10 de outubro do mesmo ano.
Principais Ligas Juvenis fundadas entre os anos de1914 e 1920:
Serro Pellado, Espírito Santo
Curitiba, Paraná
São Bernardo, São Paulo
Serra dos Macacos, MG
Rio Manso, SP
CAB, SP
Santo Amaro, SP
Rio de Janeiro, RJ
Itararé, SP
Recomendação da 4 Conferência da União Brasileira, 6 a 14 de janeiro de 1916:
Conseguir a inscrição de 250 jovens na Vigília Matutina
A inscrição de 250 jovens no Curso de Leitura
A inscrição de 250 jovens no Curso de Correspondência
Angariar donativos na importância de 1 conto de réis para adquirir um pavilhão de lona para o trabalho no Estado de Pernambuco.
1917 Lançamento da Campanha para conquistar uma alma. A partir de 1917 aparece o nome MV para referir-se à Sociedade de Jovens.
1 a 19 de junho de 1917, a Comissão da Conferência Divisional Sul Americana, recomendou:
O primeiro sábado de maio de cada ano, como O dia dos Missionários Voluntários (mudado para o primeiro sábado de fevereiro em janeiro de 1921 – Brasil).

Atividades das Ligas Juvenis:
1908 – Reuniões de Orações, Conselhos, Literatura, Cartas missionárias, Círculo de Leitura, Curso Bíblico, Fundo missionário para os índios do Peru, Equador e Bolívia
1910 – Aquisição de livros e folhetos
1915 – Ofertas para aquisição de pequenas tendas de campanha.
1916 – Curso de Correspondência, Vigília Matutina, Angariar donativos para comprar pavilhão de lona para o trabalho em Pernambuco.
1917 – Curso Bíblico para juvenis, Obra missionária, Estudos bíblicos.
1918 – Conversão de jovens, Certificados de Standard of attainment, Fundar bibliotecas circulantes, Aulas de agricultura, Curso para tratamentos naturais simples.
A 5ª Sessão da Conferência da União Brasileira no dia 15 de abril de 1920, tomou o seguinte voto:
“Resolvemos que o Departamento da mocidade seja conhecido pelo nome de ‘Sociedade dos Missionários Voluntários”.
Atividades da Era dos Missionários Voluntários:
1920 – Norma de Eficiência, Arrecadação de donativos, Distribuição de revistas, Convenções dos MV
1922 – Arrecadação de fundos: Amazonas
1926 – Voto: “que as ofertas dos MV se destinem à obra entre os índios de Goiás”.
1927 – Ofertas para abrir Missão Baixo Amazonas / J. L. Brown
1928 – Congressos MV
1927 – Semana dos MV
1942 – Classes progressivas e Investiduras
1944 – Curso para oficiais dos MV, Padrão de Excelência, Programas de Rádio, Escola Rádio-Postal, Excursões MV.
1947 - 3 a 7 de setembro – Congresso Mundial dos MV, São Francisco, CA, EUA
1948 – Acampamentos Culturais
1950 – Conferências Públicas
1952 – Primeiro Congresso Nacional dos MV – CAB, 28 de julho a 2 de agosto, 1 Acampamento Cultural Brasileiro – 3 a 9 de agosto, Payol Grande
1953 – CFEP oficializado
1956 – Primeiro Congresso Sul Americano de Jovens, 17 a 24 de julho – Hotel Quitandinha, Petrópolis, RJ
1958 – Concurso Internacional da Bíblia
1970 - Segundo Congresso Sul Americano da Juventude Adventista – Janeiro, Curitiba, Paraná.

A Era dos Jovens Adventistas de 1978 - 2008:

- Congressos
- Festivais
- Projeto Prisma
- Revive
- Supermissão
- Seminários
- Acampjovens
- Dia mundial da Alegria

Nenhum comentário: